quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A busca de emprego pós intercâmbio

Diferentemente de quando eu estava pensando no intercâmbio, quando voltei eu estava super motivada a trabalhar. E eu estava disposta a trabalhar com o que aparecesse na minha área. 
A minha motivação era recuperar o investimento gasto no intercâmbio.

Explicando um pouco sobre minha carreira profissional: trabalhei dos 14 aos 18 anos na área administrativa. Entrei na faculdade de Ciência da Computação e 2 anos após comecei estágio na área de desenvolvimento de sistemas. Desde então esta é a minha profissão, com mais de 8 anos de experiência nela.
Já passei por empresas de todos os tamanhos e nacionalidades mas nos últimos anos trabalhei em muitas empresas de telecomunicações.

---
Bom... logo na primeira semana de Brasil lá estava eu buscando vagas, enviando currículos e esperando pelas entrevistas..... esperei, esperei... e demoraram a aparecer. Não sei se eu estava muito ansiosa, se o mês estava fraco pra contratações ou se meu currículo que não encaixava mesmo.
Passaram-se 2 semanas pra primeira entrevista. Contei do intercâmbio e a entrevistadora reagiu com curiosidade, afinal, Irlanda não é um país tão conhecido por nós.
Não obtive respostas dessa entrevista e passaram-se mais 1 semana até aparecer outra ligação. E mesmo espanto ocorreu ao comentar do intercâmbio.

A medida que as semanas passavam e nada acontecia, bateu sim aquela tristeza e um medo inexplicável. Realmente é um momento difícil que tem que lidar: a readaptação e a reinserção no mercado de trabalho.
O apoio da família foi muito bom e ajudou bastante a não deixar a peteca cair e continuar.

Na 5ª semana eu recebi a proposta de emprego da 2ª (e última) entrevista, o qual aceitei e estou até hoje (quase 4 meses). 
Coincidência ou não, a empresa é inglesa e tem sérias políticas sobre o nível de inglês - aliás tive que fazer teste de inglês e precisava passar pra seguir no processo seletivo.

Se acho que o intercâmbio ajudou e/ou melhorou meu currículo? Eu não me preocupei com essa resposta, o que realmente me importa é que me melhorou 1000% como pessoa e profissional. O que vem daqui pra frente é lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário