sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ir sozinha ou acompanhada?

Quando o intercambio para mim era apenas uma idéia, sempre tive o medo de ir sozinha. Procurei várias pessoas (amigos, ex-colegas de escola e de trabalho, orkut, grupos e também em sites de intercâmbio). Mas não foi fácil encontrar.

Algumas pessoas me criticaram dizendo que eu devia mesmo era ir sozinha, para aproveitar o máximo. Só que eu não estava preparada para este tipo de experiência. Nunca dividi casa e muito menos morei sozinha então seriam muitos desafios além de ficar longe da família.

Por sorte e grande coincidência minha cunhada saiu do trabalho e estava disposta a ir comigo. No começo não tivemos muita noção de quanto isso iria significar uma mudança em nossas vidas. Ela, casada, iria ficar mais de 6 meses longe e isso então não ia mudar só para ela.

Ir junto fazer um intercâmbio significa que você precisa pensar por 2, não ser egoísta mas também não se privar de suas vontades. Exige um bom entrosamento porque desacordos vai haver - pode ter certeza - e nessas horas é preciso de calma e compreensão. É um tipo de relacionamento, você divide a casa, comida, a sua vida com outras pessoas!

Li um caso de uma moça que queria ir e a cunhada, de 17 anos, também queria ir. Imaginei que a situação dela não seria fácil pois além da cunhada ser menor de idade, ela teria que vigia-la. A lógica diz que quanto mais novo mais imaturo se é.

A vantagem é que você não se sente tão só, ter uma companhia para passear ou até assistir TV e chorar junto quando a saudades bater.... 
Eu tive uma colega de escola que foi sozinha e percebi o quanto ela se isolava, se sentia deprimida e até quando a convidávamos para sair, ela preferia ficar em casa.
Então se você tem tendência a se deprimir ou não gosta da solidão, é melhor avaliar antes. Já para quem é bem independente vai preferir mesmo ir sozinha.

No geral e no meu caso, dos prós e contras, valeu ter ido acompanhada. Mas o ideal para essa questão é avaliar você (suas caracteristicas) e também a personalidade de quem estaria indo com você. Pode parecer simples e romântico (para quem vai em casal) mas no dia-a-dia surgem dificuldades normais com o agravante de estar em um país com idioma e cultura diferentes...

9 comentários:

  1. Como muitos Andreia gostaria de parabeniza-lá pelo seu blog, pelo perfeccionismo e pela riqueza de detalhes como você pode descrever as situações que preocupam os intercambistas. Li praticamente seu blog inteiro, pretendo embarcar no final deste ano e ficar em Cork também. Tenho uma pergunta, vi algumas críticas em outros sites e até mesmo agências sobre o sotaque do pessoal de Cork, você sentiu alguma dificuldade no seu aprendizado por isso?
    Obrigado pelo blog e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Ola Eduardo, obrigada!

    O sotaque dos corkianos é um pouco dificil sim mas no começo. Os nativos que moram afastados da cidade, mais para o "interior" são mais complicados. Eu morei soh no centro e conseguia entender mas tinha um espanhol amigo que morava em casa de familia, e ele sofria muito para entender o "pai", que ele falava muito muito rapido mas com o tempo começou a se adaptar e entender melhor.
    Ou seja, no começo qq ingles vai ser dificil até voce pegar o jeito. Ate em Dublin eu senti algumas pessoas falando mais dificil, como se estivessem com uma batata na boca.

    []s e boa sorte =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréia, tudo bem? Li seu blog quase inteiro.... Me identifiquei com vc, cheguei em Cork dia 18 de Junho, nem preciso explicar pra vc sobre o que estou passando, mas, até agora a experiência esta sendo maravilhosa. Vi em algumas respostas suas seu e-mail: andreiaspsts@yahoo.com.br.... continua sendo este? Então.... estou pensando em fazer um blog tb para mostrar ao povo do Brasil sobre esta minha "aventura".... meus amigos e família me acompanharem.... o caminho será parecido com o seu... estudo... depois, se possível, viagens e volta ao Brasil pra trabalhar e continuar a vida.... Continue a escrever o blog... vc escreve bem.... texto detalhado e fácil leitura... se tiver alguma dica pra me dar que não esteja no blog... podemos conversar via e-mail? Abs pra vc e sucesso.... Thiago.

    ResponderExcluir
  4. Ola Thiago, obrigada! Faça o blog sim, além de você poder ajudar outras pessoas que estejam querendo ir pra Cork, vai ser um diario de tudo o que voce está vivendo e acredite, muita coisa acaba sendo esquecida da memoria se você nao tem o que ler depois.

    E se fizer o blog, nao deixe de me informar para colocar o seu link no meu blog ok ;)

    []s

    ResponderExcluir
  5. Andreia..
    tudo bem?
    Andreia gostaria de saber como funciona as consultas na irlanda, pretendo ir daqui uns anos, mais tenho uma disfunção na tireoide e preciso fazer uso constante de uma medicação, meu medo é ir e não conseguir comprar mais meu remédio. Se eu for quero fazer um plano de saúde bem completo para poder usar constantemente. Aguardo resposta e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia tudo bem por aqui e com voce?

      Olha voce fez uma pergunta meio complicada pra eu te responder porque, graças a Deus, não precisei usar o serviço médico lá.
      Uma amiga usou e disse que foi assim: ela passou no hospital (lá não tem as especialidades que nem aqui, lá é tudo clinico geral) pagou pela consulta (100 euros) e conseguiu a receita pra comprar os remédios.

      Na europa é bem mais rígido comprar remédios, não é igual aqui que você consegue comprar remédios de tarja sem receita. Então tenha bastante atenção nesse caso.
      Plano médico é uma coisa, você marca consulta quando quer e vai. Assistencia de viagem é outra, você só pode acionar quando for uma emergência.

      Eu posso indicar um amigo que mora ha alguns anos lá e provavelmente vai saber te responder melhor nessas questões. Me envie um email: andreiaspsts@yahoo.com.br que eu te passo o contato dele

      abraços!!

      Excluir
  6. Olá Andréia !
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Pretendo fazer meu intercâmbio para cork no 2ºSemestre de 2014, e seu blog me ajudou bastante, vs tem algum contato para que eu possa te add? facebook,e-mail ?
    obg !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Junior obrigada =)

      fico feliz que de alguma forma eu consegui ajudar.
      Pode mandar e-mail: andreiaspsts@yahoo.com.br

      abraços

      Excluir
  7. Olá Junior...Eu fiz intercâmbio em Cork e hoje faço parte da Vision agência pela qual fui, especializada na Irlanda. Se vc tiver qualquer duvidas ou planos ainda não concretizados me predisponho a te ajudar;) E Andreia parabens pelo blog ja me deu super saudades de voltar rsrs...Bom deixo contato: contato@studyinireland.com.br e meu nome Tamiris.

    Bjao

    ResponderExcluir