sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nem tudo o que reluz é ouro, segurança em primeiro lugar

Culturalmente o brasileiro tem aquela visão de que gringo é um cara bacana, e por isso gera aquela coisa de pensar que são melhores e que devemos confiar 100%.

ERRADO!

Só quem nunca ultrapassou as fronteiras do Brasil pensa assim... 

Mas às vezes esquecemos que bandido e gente querendo tirar vantagem existe em todos os lugares, e não só no Brasil.

Na nossa segunda moradia, onde dividíamos a casa com mais 2 hospedes, havia o landlord - o "dono do apartamento". Um senhor de mais de 60 anos e casado.

Ele ia no mínimo 2 vezes ao mês lá, uma sempre pra cobrar um dos moradores e a outra ele sempre arranjava alguma coisa pra arrumar no apartamento.

Logo quando nos mudamos ele, todo simpático, nos ofereceu um tour pela cidade onde ele morava (um vilarejo no litoral, perto de Cork). Dizendo que era só nós pegarmos um ônibus que ele nos encontraria em um determinado local e ele iria nos levar de carro para passear.

Quando ele falou isso, um sinalzinho amarelo surgiu em minha cabeça. Ora... somos brasileiros e o que logo nós pensaríamos se algum desconhecido nos fizesse essa proposta?? Bom, vale a máxima da segurança. Sorrimos, agradecemos e não confirmamos nada.

Algumas vezes ele passava lá e sempre comentava disso mas nós fazíamos cara de paisagem, pra não ter que dar uma resposta que ele pudesse entender errado. Não queríamos ser rudes mas também não podíamos arriscar.

Uma vez que ele foi lá e fez o convite de novo e foi muito estranho... Ele chegou e falou de um jeito que era pra irmos naquela hora, num tom meio de imposição. Eu parei, olhei pra minha cunhada e um sinalzinho vermelho apareceu. Dei várias desculpas, que ia sair naquela hora, que depois tínhamos que estudar para provas etc.. Mas ele, insistente, queria então que fosse no final de semana. Novamente dei desculpas e logo saímos de perto.
No final de semana seguinte nós saimos cedo e tardamos a voltar para casa, afim de evitar de encontrá-lo por lá.

Depois disso fiquei com muito medo pois ele tinha a chave do apartamento e muito provavelmente as chaves dos quartos. Chegamos a dormir muitas noites com uma cadeira atrás da porta do quarto.

Um dia, no final de uma aula, eu perguntei pra professora se isso era normal deles, irlandeses. Ela disse que não era tão normal, o que ela achou estranho era ele insistir.

Graças à Deus nada de mal aconteceu. Podia ser ele um bom irlandês querendo ser gentil, mas confiar?? Num país diferente onde quase ninguém entende o que você fala??

Se isso ainda não te convenceu, vou contar o que aconteceu com uma amiga brasileira nossa.

Ela também dividia o apartamento com mais algumas pessoas de outras nacionalidades. Um certo dia houve uma briga entre uma moça e um rapaz que moravam lá. Quando nossa amiga foi ver o que tinha acontecido.... o rapaz estava com uma camera gravando a moça tomando banho!!!


Infelizmente brasileiro - principalmente brasileirA - tem má fama. Muito provavelmente pensarão que você é fácil e então podem tentar algo. Cuidado!

O que a gente vive fora é tão mágico que pode ser perigoso. Por mais que seja uma experiência incrível, devemos sempre manter os pés no chão.

Confie desconfiando

4 comentários:

  1. Nossa, o que será que esse senhor queria??? Provavelmente tinha algo atrás de tanta insistência!! Mas fiquei bem curiosa.....
    E claro, tem gente mal intencionada em TODO lugar. Cautela nunca é demais.
    Beijo
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Poize Andrea, talvez ele quisesse ser apenas simpático... mas na dúvida melhor não arriscar não é ?!! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Andreia,eu estava pesquisando um pouco sobre o intercambio na Irlanda e vi todas as suas postagens. Minha prima é casada e esta morando em Cork,esta no começo de uma gravidez e como se mudou a pouco tempo para la,ainda esta fazendo um curso de idiomas. Quando surgiu de eu fazer um intercambio,sugeriram que fosse ficar com ela,assim teria alguém conhecido e um local para ficar com um custo mais baixo. Outra parte da família não acredita que seja uma boa,dizem que se for para eu crescer e aprender realmente tenho que ir sozinha,você pode me dar sua opinião?

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosalinda, obrigada pela visita =)

    Quanto a sua duvida de ficar ou não com a sua prima... bom, ter alguém que já esteja lá e que poderia te receber significa que você conseguiria economizar com acomodação, alimentação e as contas normais de uma casa. Além de ter alguém da família pra te apoiar caso você precise de alguma ajuda.
    A desvantagem é se vocês falarem muito em português. E isso você pode contrabalancear evitando muito contato com brasileiros. Tente também participar de atividades da escola, andar pela rua, ir às lojas (mesmo sem comprar nada, só para enriquecer o vocabulário), fazer suas compras, etc... sozinha.

    Eu não teria ido sozinha porque EU não teria coragem, mas tem pessoas que são mais independentes. Analise como você é e o que te faria sentir melhor.
    Você não citou quanto tempo vai ficar lá. Se for 1 ano, considere morar sozinha depois de alguns meses, se sentir que morar com sua prima esteja te prejudicando de alguma forma.
    Veja também que todo dinheiro economizado é importante. Com 300 euros (equivalente a um mês de aluguel) que economizar, dá pra viajar por alguns países.

    De qualquer forma, intercambio é uma experiência fantástica, não desperdice essa oportunidade.

    qualquer duvida só perguntar ;)
    abraços

    ResponderExcluir