terça-feira, 1 de abril de 2014

Fato curioso: TV aberta

Diferente do Brasil, na Irlanda é preciso pagar para usar o sinal aberto nas televisões. A taxa é paga uma única vez ao ano, e vale por 12 meses. Só passa a ser obrigatório o pagamento a partir do momento em que o morador possuir qualquer aparelho de televisão.

E eles fiscalizam!


Sim, vai um inspetor na casa para averiguar. E se você tiver uma TV quebrada não pense que eles vão se solidarizar... mesmo assim você deverá pagar a taxa.

Aí você - igual à mim - brasileiro, já deve estar pensando naquele jeitinho de burlar isso. E eles também tentam. Aí você pode imaginar o que eles devem fazer quando o fiscal aparece né

Um professor comentou certa vez que o(s) morador(es) tem que sair correndo pra esconder o aparelho. Chega a ser engraçado não é, mas pelo que percebi a maioria não trapaceia, alias, é mais comum as casas terem TV a cabo, já que o sinal aberto dá acesso a pouquissimos canais.


Esse é mais um tipo de coisas que nunca veremos acontecer no Brasil =)



Ps.: Não vi a fiscalização acontecer com ninguém. Acredito que isso deve ocorrer mais na periferia

4 comentários:

  1. Onde você está estudando? vi que a universidade de Cork oferece curso de inglês. Quero ir pra Irlanda estudar por 6 meses, mas não queria ir para Dublin (muito brasileiro). Você também tem encontrado muitos por aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Eu não estou mais morando na Irlanda. Lá eu estudei na CEC (Cork English College).
      Na época em que morei em Cork (2011/2012) era raro encontrar brasileiros, mas agora deve ter um pouco mais, claro que não igual a Dublin!

      A UCC realmente oferece cursos mas não sei te dizer como funciona, de uma olhada neste link:

      http://www.ucc.ie/en/international/

      boa sorte ;)

      Excluir
  2. OI Andreia!!!
    Realmente é isso mesmo!!! Para ver TV aberta tem que pagar uma taxa. É estranho. Apesar de dar um pouco de dor no coração nós já pagamos os 160 euros de taxa anual.
    Que bom que gostou do Welcome to Ireland. Já coloquei o seu blog no meu blog roll tbm.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir