quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Síndrome do regresso





Você passa meses planejando a sua viagem e muita coisa passa por sua cabeça: medo, ansiedade, felicidade, apreensão...


Durante todo o período do intercâmbio, experimentamos muitos sentimentos, alguns novos e outros mais intensos. Afinal, a experiência é única!


Mas uma hora acaba. O último mês antes de voltar é particularmente quando começa a cair a ficha:

ACABOU!! Espera... só mais um pouco! Ainda há lindas cidades pra visitar!!! 

Não... Não vai haver tempo pra fazer tudo.


Pra mim o último mês foi uma loucura pois era fechamento das aulas, a preparação da trip pela Europa e a chegada dia minha mãe para viajar junto (a veinha merece :) ).


Então foi muito intenso e em cada momento eu sentia: está terminando... com uma lágrima no canto do olho e um filme se passa à sua cabeça de tudo que aconteceu.


Aí você volta pra sua terra e tem de se readaptar à tudo. As lembranças ainda frescas na memória, um sorriso pela conquista mas um aperto no coração.


Aí passam os meses... e os anos... e você pensa que esse aperto vai embora?

Engana-se!


Faz 3 anos e 5 dias que voltei do meu intercambio. Nesses 1100 dias não houve 1 dia sequer em que a Irlanda não esteve em meus pensamentos.


Qualquer notícia de lá me chama a atenção, se é na TV eu corro pra assistir. Se é na internet, eu leio atentamente, e as vezes até um "Islândia" te soa "Irlanda".

Quando está em São Paulo um dia chuvoso/cinzento/frio eu digo "um dia da Irlanda"

Tudo o que acontece no Brasil, de bom ou de ruim, faço um comparativo com a Irlanda.


Sinto falta sim, é perceptível pra quem me conhece. O assunto sempre em pauta, vira-e-mexe as lembranças de uma bobagem é o tema de um café da manhã, ou encontro em família.


"Ah lembra quando tomávamos chá às 5 da tarde? Comendo bolachas, ao lado do aquecedor e assistindo a TV?!" (Suspiro)


-Mas então Doutor é grave? É frescura?


Acreditem, essa depressão tem nome e estudo feito: Síndrome do regresso


Se vocês quiserem saber mais há muitas referencias buscando pelo termo no Google, eis algumas:

http://www.e-dublin.com.br/como-lidar-com-a-sindrome-do-regresso/

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2012/03/1055239-de-volta-ao-pais-brasileiros-sofrem-sindrome-do-regresso.shtml


Talvez a minha esteja demorando um pouco de mais, talvez seja o natural....Mas conforme-se, vocês vão passar por isso.




Você sai da Irlanda...mas a Irlanda... JAMAIS sairá de você!

2 comentários:

  1. Olá Andreia, estou indo p Irlanda agora em Setembro, achei seu blog e achei tudo muito bom, as dicas, passeios...tudo! Estou lendo todos os dias.

    Queria um meio de contato melhor com vc para tirar algumas dúvidas, teria como???

    Muito obrigada.

    Sâmila Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmila tudo bem?
      pode mandar email no andreia_spsts@msn.com

      obrigada pela visita, até mais ;)

      Excluir