quarta-feira, 4 de abril de 2012

Contagem regressiva

Parece que foi ontem que eu estava na contagem regressiva para vir para a Irlanda. Muitas dúvidas - apesar de muitas pesquisas - medo e até incredulidade.
Mas agora eu já estou na contagem regressiva para o fim do meu curso e logo após a volta para o Brasil.

6 semanas

Estou aqui a 147 dias ou quase 5 meses, como preferir. Se foi fácil? Não! E eu não esperava diferente. Mas ainda sinto que não foi suficiente, que ainda falta algo ou que algo ainda não foi completado. Talvez o tempo não seja suficiente para conquistar tudo aquilo que eu idealizei, melhor dizendo, o tempo de fato não é suficiente. Assim como o dinheiro...
Já perdi as contas de quantas vezes sonhei em que eu estava no Brasil e - não com alegria - dizia a mim mesma "acabou, estou de volta".


O cansaço vai aparecendo, a vontade de não ir mais às aulas também! Mas sigo firme e forte porque sei exatamente quanto me custou, o quanto custa e também o quanto vai me custar para repor financeiramente este investimento.

Não viajei muito, tanto que nesse tempo todo só fui para Escócia e algumas poucas cidades da Irlanda. Isso porque eu nunca quis perder aula e também não seria fácil pedir férias, já que isso empurraria para frente o curso, tendo que me manter por mais tempo no país... o que não está dentro dos meus planos.
Mas isso não significa que não irei aproveitar a oportunidade depois que meu curso acabar!

Emprego? Procurei mas confesso que filtrei. Cada um tem as suas prioridades e disponibilidades.

Daqui pra frente o tempo vai voar... alias, o tempo sempre voou e na mesma velocidade dos ventos daqui.

4 comentários:

  1. Oi Andreia, tudo bem?
    Bom, hoje achei seu blog pois tive a recomendação para estudar em Cork, mas quem orientou isso também falou que era mais caro do que em Dublin.
    Bom, eu já defini o mês que vou, Outubro deste ano, vou deixar marido, casa, emprego, vender o carro para não ficar com a divida e precisando juntar dinheiro, enfim... Assim como você tenho dividas, mas preciso do Inglês urgente para ter um emprego melhor e na minha área MKT. Entendo seu comentário, acredito que ficarei igual, por causa do meu marido, meus cachorrinhos. Bom, tenho o básico do inglês, vc acha que eu volto como? tem alguma dica de escola, custo de vida, segurança local, emprego, pois irei apenas com o recurso obrigatório 3000 euros... é isso mulher... muito Obrigado! Vou te acompanhando por aqui até a volta ... Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem e com voce??

    Os cursos aqui em Cork são mais caros que Dublin, pois a quantidade de escolas aqui não é tão grande quanto em Dublin. Escolha Cork não só por indicações, escolha pelo que você acha que vai combinar com o seu estilo. Eu vim de SP cidade grande e estressante, e desejava morar num lugar mais tranquilo. Tem desvantagens como por exemplo poucos voos a partir de Cork (fazendo-me ir para Dublin para pegar aviao). No final isso é um custo a mais para passear.
    Custo de vida eu não vi mta diferença entre Dublin x Cork. Segurança, aqui me senti mais confortavel mesmo sabendo que temos que sempre tomar cuidado nos lugares que nao conhecemos. Emprego, é correr atras mas a maioria dos meus colegas de escola conseguiram emprego em PUB ou Air Paur. Isso nao quer dizer que seja facil ou melhor q Dublin mesmo pq eu nao sei como está o mercado la

    o que eu posso indicar é a escola TEA em Dublin que nao é tao cara e até que eh bem conceituada. Se voce escolher uma regiao nao tao central voce conseguirá em Dublin ficar um pouco afastada de brasileiros. Nao venha com os 3000 contados primeiro pq vc precisa desse numero pra pegar seu visto o que demora cerca de 1 mes e até la vc precisa de dinheiro pra viver.

    Boa sorte no seu intercambio ;)

    ResponderExcluir
  3. Andrea. Muito obrigado por compartilhar sua experiencia. Gostaria que voce comentasse em relação à quantidade de brasileiros na cidade, se houve muita dificuldade de arrumar um emprego (voce e seus colegas) e qual escola voce indicaria em Cork. Enfim, essas são minhas dúvidas principais.

    ResponderExcluir
  4. Ola Diego!

    Em Cork não tem muitos brasileiros (pelo menos na epoca em que morei la nov/11-mai/12). Era bem raro encontrar gente falando portugues na rua e quando ouviamos, era alguma colega de escola.

    A tendencia é aumentar a qtde jah que Cork está sendo descoberta e mais escolas para escolha dos intercambistas.

    Meus colegas todos estavam trabalhando em Pubs ou como Aur Pair (no caso das meninas). Muito importante eh correr atras e tb ter um bom networking pois indicação ajuda e muito.

    boa sorte ;)

    ResponderExcluir