domingo, 24 de agosto de 2014

Dublin x Cork

Escolher qual a cidade ir pode ser tão difícil quanto escolher qual país.

A Irlanda é um país pequeno então não sobram muitas opções para decidir, por isso as pessoas ficam "presas" à escolha das cidades.
Somado à isso, a maioria das agências de intercâmbio só apresentam Dublin como opção.

E pra qual cidade ir é uma dúvida que até hoje muitas pessoas vem falar comigo para ter opinião.

No meu planejamento eu tinha a idéia muito fixa de não ir pra Dublin, conforme contei no meu post Por que Cork?.
Mas claro que sempre pairava a dúvida se eu tinha escolhido bem, se talvez em Dublin eu poderia ter mais oportunidades... No final eu posso dizer: Não me arrependi nem um centímetro da minha escolha de ter ido pra Cork.

Mas vamos lá, é preciso ter calma na hora de escolher. Isso é muito pessoal e não quero influenciar indevidamente ninguém.
Eu escolhi Cork porque me identifiquei com a cidade, porque eu gosto de cidades tranquilas. Não sou de beber então ter muitos pubs ou não, não me interessava.
Cork também me trouxe mais perto dos irlandeses e em Dublin eu vi muitos, muitos turistas.

Então escolher qual cidade ficar vai muito além de preço da escola: Vai do seu perfil, do que você procura além da escola que vai estudar.


Mas no final das contas, se você escolher uma cidade - qualquer uma delas - e se arrepender... ainda é possível se mudar.


5 comentários:

  1. A pessoa tem que analisar o que quer com o intercâmbio. Se ela procura maior contato com os irlandeses e uma vida um pouco mais calma, Cork é a cidade ideal!!!!
    No blog roll fiz que o Welcome to Ireland nao publica há vários meses. Na verdade ocorreu algum problema pois continuamos postando toda semana;
    http://www.welcome-to-ireland.com/
    Beijos!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, realmente é muito interessante, já li quase todos os posts. Eu me interesso pela Irlanda, tenho vontade de ir trabalhar lá. Pelo que li as vagas em TI lá estão em alta e eles aceitam estrangeiros, sabe me dizer se eles não tem nenhum preconceito referente a isso?
    Pelo que pesquisei, Cork tem empresas importantes, mas para emprego, é melhor Dublin ou Cork?
    E para festas? Cork é movimentada a noite como Dublin?

    E outra dúvida, como é a infraestrutura da Irlanda? É melhor que o Brasil?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelo, obrigada pela visita ;)

      olha, não cheguei a trabalhar lá então não sei se tem preconceito não. Mas acredito que não porque é muito comum haver estrangeiros lá para trabalho. O que acontece é que brasileiro tem menos chances em comparação aos estrangeiros por causa do Work Permite e do idioma.

      Acho que em relação à emprego, o geral está a mesma coisa. Cork tem a vantagem de ter menos brasileiros mas claro que tem menos empresas que Dublin. Então você precisa avaliar mais fatores. Até porque você morando em uma cidade, pode transferir-se para a outra facilmente.

      Cork tem vários pubs, mas novamente... comparar à Dublin é dificil porque eu não conheço muito Dublin e também não frequentei muito as festas.


      Não senti falta de nada em Cork mas comparar a Irlanda com o Brasil é muito relativo. Qual cidade do Brasil? Qual cidade da Irlanda? Eu moro em São Paulo e aqui a infraestrutura é muito melhor que em qualquer cidade da Irlanda, até diria que melhor que em muitas cidades europeias.

      []s

      Excluir
    2. Oi Andreia. Agradeço a resposta.

      Moro no Rio Grande do Sul, na região metropolitana. Quando me referi a infraestrutura, me refiro a segurança pública, saúde, saneamento básico, pois aqui independente da região temos alguns problemas referente a essas questões...

      Aproveitando, outra dúvida hehehe, como são as pessoas lá?

      Desde já agradeço.

      Ângelo Sette

      Excluir
    3. Angelo, a Irlanda em um passado não muito distante (+- 20 anos até onde sei) era um país pobre. Depois desse período eles começaram a crescer bastante (daí vem a expressão Tigre Celta). E esse passado reflete um pouco no presente. O serviço de saúde não é bom não. Graças a Deus nunca precisei mas disseram que é precário, que os medicos não sao tão especialistas quanto aqui (varias especialidades).

      Os policiais não usam armas, mas o indice de criminalidade é beeeeem menor que no Brasil.

      Achei as ruas sujas devido até a ausencia de cestos de lixos (exceto nas ruas principais). Era raro ver garis.

      Exceto em Dublin:
      os irlandeses são timidos, mas são bem educados. Era comum abrir um mapa na rua e logo vir alguem oferecer ajuda. Pessoas que dão bom dia, ou te cumprimentam. Tinham paciencia com os estrangeiros que não dominam o ingles.

      Mas claro que tem as exceções. O importante é você fazer o seguro saude pelo periodo em que estiver fora, tomar cuidado na rua e não confiar de mais nas pessoas.

      []s

      Excluir