terça-feira, 25 de outubro de 2011

Por que Cork ?

Desde o início eu não considerava ir para Dublin. Muitas pessoas vão para lá e eu gostaria de uma experiência num lugar mais tranquilo. Até então eu não conhecia quais seriam as outras opções, a maioria das agências são focadas em Dublin.

Com muita pesquisa e conversas com várias agências, encontrei as seguintes cidades:

Bray: cidade pequena próxima à Dublin.
Galway: cidade à oeste da Irlanda.
Cork: cidade ao sul da Irlanda.

Fiquei em dúvida entre Galway e Cork, mas preferi Cork porque Galway disseram que tem bastante universitários, cidade com muitos jovens. Não que eu me considere velha - apesar de ser hehehe - mas me identifiquei mais com Cork.

Foi e ainda é um pouco difícil encontrar referencias sobre a cidade. Cheguei a conversar com vários irlandeses (salas de bate-papo) para obter informações da cidade mas muitos nunca foram para lá (estranho né).
Recentemente vi no grupo E-Dublin alguns brasileiros fazendo intercâmbio lá. Conversei com alguns e disseram que Cork é uma cidade pequena e com centro comercial compacto.
Também participei da palestra que a Vision fez em Agosto o qual alguns ex-intercambistas relataram suas experiencias. Um deles, o Emerson, ficou em Cork.


Cork tem várias empresas na área de tecnologia, por exemplo, Apple e Motorola. O que seria interessante para mim que trabalho nessa área.
Algo que ainda me preocupa um pouco é quanto ao sotaque, que parece ser um pouco mais acentuado. Isso é até citado no Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cork

Ainda não sei bem ao certo o que vou encontrar, apesar de ter "passeado" com o Google Street View várias vezes. É algo que só vou entender quando chegar, daqui a poucas semanas.

Curiosidade:

Existe uma richa (igual à Sao Paulo X Rio de Janeiro) entre Cork e Dublin. O povo de Cork acha que a capital deveria ser lá e não em Dublin. Existe até um grupo no Facebook que se chama "Make Cork the capital of Ireland"

Um dos integrantes usava esta foto no perfil:

33 comentários:

  1. Andreia, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog, pode ter certeza que ajuda muita gente que pesquisa sobre a Irlanda e, principalmente, Cork.
    Minha trajetória é meio parecida com a sua, já pensei em Malta, Canadá e agora estou quase fechando Irlanda, mas também não quero Dublin, Cork parece ser o melhor lugar.
    Também trabalho com TI e penso em trabalhaar na área após o curso.
    Enfim, podemos trocar alguns e-mails para tirar algumas dúvidas?
    lincueda@hotmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lincoln,
    te mandei um email.

    t+

    ResponderExcluir
  3. Andreia, tudo bom?
    A minha situacao agora é exatamente a sua...estou com intercambio fechado em dublin mas pensando em algo mais calmo ja que vou com minha esposa...cork pipoca na minha mente toda hora....gostaria de falar contigo sobre como foi!! Abs Marcio
    marcioepj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcio, obrigada pela visita =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andreia!! Tudo bem ??
    Eu tenho uma grande duvida pra falar a verdade. Gosto de cidade com pessoas jovens e gosto de agitação, só que nao queria me encontrar com muitos brasileiros, quero conhecer pessoas de todos os lugares do mundo. Voce acha que qual seria a melhor opção: Dublin, Galway ou Cork ?? Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola Hiagobs, tudo bem e com voce??

    Olha, escolher a cidade é uma das partes mais dificeis de decidir mesmo...
    Eu não conheci Galway mas já ouvi dizer que é uma cidade jovem.
    Quanto a Cork, a cidade também tem bastante jovens pois existe a famosa universidade chamada UCC. Muitos irlandeses (e de outros países europeus) vao para lá para estudar na UCC.
    Adicione o fato de em Cork haver empresas de tecnologia (ex. Apple). Era fácil encontrar na escola franceses, espanhois que vinham para trabalhar lá.
    E a vantagem (pelo menos na epoca em que eu morei la) tinha pouquissimos brasileiros.

    Dublin eu só estive 3 vezes, para passeios curtos, então não sei como é viver lá. O que reparei é que a cidade tem muuuuuuitos turistas, inclusive brasileiros aos montes.
    Mas tambem já li que era possivel se afastar dessa muvuca, indo morar mais para o interior de Dublin.

    Eu amei Cork, indico à voce (pese os prós e contras da cidade) mas sugiro mesmo que busque informações de Galway e Dublin para ver qual se adequa mais ao seu estilo. Leia outros blogs, grupos, converse com mais intercambistas...


    boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Andréia obrigado pelo blog..
    Estou muito contente em descobri tantas informações da cidade onde pretendo ir estudar. Mas não o suficiente...rsrs
    Nesse periodo em que estiver estudando, gostaria de trabalhar para ficar um pouco mais de tempo envolvido com o idioma inglês.
    Tenho muita dúvida também a respeito da receptividade das pessoas?
    Se há facilidade de arrumar um trabalho e auxilie nas dispesas?
    Enquanto ao desenvolvimento do idioma(visto que, meu nível e básico)?
    Ao custo de vida(preciso levar dispositos eletrônicos ou consigo comprar ai com preço acessível)?
    Você ficou quanto tempo em cork?
    Enfim estou arrumando as malas!!!
    Posso ir sem medo de ser feliz?rs
    Obrigado desde ja!
    Flávio Rocha
    flavio_ra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Flavio!

    os irlandeses são bem timidos - quando sóbrios - mas muito educados (na maioria). São bem receptivos sim, claro que não é igual ao brasileiro que te recebem como se numa festa!
    E nunca sofri nenhum tipo de problema ou preconceito por ser estrangeira.

    Não posso dizer que seja facil arrumar trabalho lá. Quando morei na Irlanda (ha quase 3 anos atras) estavam passando pela crise e acredito que não tenha melhorado tanto assim. Cuidado para não contar que vai arrumar emprego logo pois eu via os brasileiros batalhando bastante para achar vagas... O bom é manter uma rede de amizades para que eles possam te indicar trabalhos (os famosos sub-empregos)

    Eu fiquei quase 7 meses lá e o meu ingles melhorou bastante sim. É inevitável o aprendizado porque o seu redor todo é em inglês. Mas lembre-se que só depende de sua dedicação para aproveitar ao máximo, tente não andar muito com brasileiros para evitar o mau costume de falar portugues. Meu ingles era considerado intermediario aqui no Brasil mas lá é basico, voltei intermediario de lá e considerada avançado aqui.

    O custo de vida não é tão alto se voce souber economizar. Roupas e comida são baratas no geral. Eletronicos não vejo tao mais vantajoso que aqui no Brasil não. Me lembro que eu queria comprar um HD externo na época e o preço lá era praticamente o mesmo daqui.

    Vá sem medo de ser feliz, aproveite todas as oportunidades, viva cada segundo, valorize cada momento mas nunca se esqueça da segurança, responsabilidade, das leis da Irlanda!

    Boa viagem e se puder mande noticias para sabermos suas impressões de lá

    []s

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréia gostaria de saber sobre os knackers, tem muito em Cork ou em Dublin, estou lendo algumas coisas e isso está me deixando preocupada, pois tenho muito interesse em fazer um intercâmbio, tem um outro post que eu vi na internet que fala isso vários golpes nas ruas da capital Irlandesa, além de abusos sexuais de "chefes" ao entrevistar candidatas a vaga de emprego, roubos de celulares, carteiras, bolsas e o que mais estiver à vista. blog Dublinfail, fiquei bem preocupada, você poderia me dizer sobre a realidade mesmo da Irlanda e de Cork aonde você mora.
    Aguardo contato.
    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá Michele,

    já ouvi falar desse site (Dublinfail) e achei muito terrorista... cada um tem a sua experiencia e visão. Todo o período em que eu estive em Cork, não tive problema algum. Mas a gente sabe que violencia tem em todos os países.
    Na noite da festa de Saint Patrick um amigo nosso espanhol, voltando pra casa, levou uma ovada. Se foi de knackers? talvez sim, talvez não... pois estavam dentro de um carro.

    Andei muito à pé por Cork e nunca vi os famosos grupinhos de jovens baderneiros. MAS eu sempre andei durante o dia.... eu evitava sair à noite por não conhecer bem por lá. Se aqui no Brasil somos temerosos, por que não ser em um país que não conhecemos ?!

    Em Dublin o negocio é mais evidente sim. Quando fiquei lá evitei passar por algumas regioes.

    Não precisa ficar apavorada. Se você for pra Cork, a cidade eh bem mais tranquila. Se você for pra Dublin, tente evitar as regioes deles, pegue dicas com outros brasileiros.
    Mas em qq lugar, sempre tome cuidado, fique de olho, não bobeie com seus pertences e evite brigas.

    ResponderExcluir
  11. Andreia muito obrigada pela atenção!!!!

    ResponderExcluir
  12. Atualmente faço mestrado em Lisboa e pretendo ir pra Irlanda em 2015 fazer intercâmbio pra estudar inglês. Qual a média de custo da acomodação? Atualmente, pago 250 euros por um quarto individual com as despesas pagas. Em Cork, qual seria o custo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Reginaldo, eu pagava 350 euros mensais com todas as contas inclusas (lixo, agua, luz e internet) e a residência ficava bem no centro de Cork.
    De uma pesquisada nas acomodações no site mais usado na Irlanda: www.daft.ie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor é referente a que tipo de acomodação? Aluguel de quarto em apto compartilhado? Você dividia o quarto com outra pessoa? Quantas pessoas moravam no mesmo imóvel? Obrigado.

      Excluir
    2. Reginaldo, era um apartamento com 4 quartos e 2 banheiros. Todo equipado (eletronicos e utensilos de cozinha), esqueci de comentar que tb estava incluso no preço a TV à cabo.
      Então eramos em 4 moradores e cada um tinha o proprio quarto.

      O apartamento fica numa especie de condominio fechado (portao abria apenas com senha de morador), com varios blocos. Muitos colegas de escola morava lá tambem. Mas precisa pesquisar bem, pq cada apto tem um dono diferente.
      Tem estacionamento grande dentro mas nao sei como funciona.
      Se tiver curiosidade, procure ofertas no daft.ie e no google maps por "north quay place accommodation cork"

      Excluir
  14. Olá Andréia,

    Uma dúvida, Cork sofre com enchentes?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      Cork sofre com enchentes sim. Parece que é relativamente comum isso lá, visto que chove muito mesmo. No tempo em que estive, não vi acontecer mas via o Rio Lee bem alto no canal, caso beirando a ponte de travessia.
      No começo do ano li notícias que alagou bastante o centro e pesquisando aqui na internet:

      http://www.breakingnews.ie/ireland/cork-city-and-towns-hit-by-heavy-flooding-621770.html

      mas não precisa ficar assustada, não é algo arrasador assim não.

      Excluir
  15. Olá Andreia, gostaria de saber se Cork tem grande demanda na área de Arquitetura e Construção Civil, pois pretendo ir depois que concluir a faculdade e gostaria de trabalhar na área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires, tudo bem?

      Olha você fez uma pergunta muito dificil pois em nenhum momento ouvi sobre isso lá, o que não quer dizer que não tenha área. Eu sei que TI (Informática) é muito bom, tem muitas empresas grandes. Mas Arquitetura e Construção Civil eu desconheço, desculpe.

      Verifique se o seu diploma é valido lá, ou se voce precisa fazer uma adaptação (igual ocorre para quem é Contador)

      []s

      Excluir
  16. Oi Andréia eu e meu esposo estamos pretendendo ir pra Irlanda fazer intercambio, mas estamos com essa dúvida entre Cork ou Dublin. O que complica é que na internet fala-se muito de intercambio em Dublin, mas até agora achei poucas matérias referente a Cork, seu blog está me ajudando a tirar algumas dúvidas porém gostaria, se possível, conversar mais com você, se não for te incomodar poderia me passar seu e-mail ou whatsapp?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malena, pode me mandar email no andreia_spsts@msn.com

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa tarde!

    Parabéns pelo Blog, muito bom e informativo. Estou pretendendo ir ano que vem para Irlanda, com minha noiva. Queremos estudar o idioma por 1 ano e após, quem sabe, fazer uma pós, dar continuidade no país. Estive olhando sobre Galway até então,e me deparei com Cork. Do seu ponto de vista, são parecidas? No que considera Cork melhor ou pior??

    Ai em Cork, estudou em que escola? Na cidade tem a parte capitalista? rs...tipo " shoppings, lojas de marca, grandes empresas"....

    Desculpe tantas perguntas rsrs....sabe como é, dúvidas é o que não falta.

    Abraço e mais uma vez, parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean,

      eu não posso fazer um comparativo pois não cheguei a conhecer Galway. Mas sempre ouvi falar bem e que há bastante jovens na cidade por causa da(s) universidade(s).

      Cork é a segunda maior cidade da Irlanda. Tem de tudo: mercados, cinema, pizzaria, lojas,... Não senti falta de nada.

      Há algumas empresas grandes lá como ex. Apple, Motorola.


      Obrigada
      []s

      Excluir
  19. Oi Andreia! De fato tem poucas referências de Cork, estava pretendendo ir pra Dublin, mas estou começando a mudar de idéia para Cork, tem muitos brasileiros, claro, mas acredito que o número de fato seja menor que Dublin ! Você pode me passar seu email para mantermos contato e eu tirar mais milhares de dúvidas? rsrsrs
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, pode mandar email no andreia_spsts@msn.com

      []s

      Excluir
  20. Olá Andréia. Estou querendo fazer intercâmbio na Irlanda mas estou em grande dúvida entre Cork e Dublin. Irei ficar apenas 3 meses e em casa de familia. Já possuo inglês avançado porém eu precisava de um contato maior com a lingua que so o intercambio pode dar. Qual cidade voce acha melhor para mim pra esse tempo curto? Ouvi falar que Cork não tem tantas coisas assim pra se fazer e isso me da medo de acabar ficando demais dentro de casa e não poder praticar a lingua que e meu principal objetivo.

    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrick,

      escolher a cidade onde morar vai muito do gosto. Eu gosto de cidade tranquila, então Cork foi perfeito pra mim. Além do que, Cork tem muito mais nativos e o contato com a cultura deles é mais intensa. Dublin é uma cidade muito turistica.

      Não senti falta de nada em Cork, tem mercados, lojas, cinema, pizzaria, pubs, parques,....
      O que exatamente você queria que tivesse? Porque Cork é uma Dublin, mas em menores proporções.

      Excluir
    2. Andréia, primeiramente obrigado pela atenção. O meu intuito é aperfeiçoar o inglês e o que vier de extra é lucro. Nesse meio tempo acabei escolhendo Cork pelas informações de seu blog e por um canal do youtube chamado "para maiores de 50" (vale a pena conferir também). Agora é arrumar as malas que mês que vem estarei lá. Parabéns pelo blog!!!

      Excluir
  21. Olá Andreia Td bem? Estou indo ano q vem pra Irlanda .... Queria tirar mais dúvidas com relação a Cork....pode me add no whatsapp? 19982751014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nilton tudo bem! me fala seu e-mail que vamos conversando, pra mim fica mais facil.

      obrigada pela visita ;)

      Excluir
    2. Ahhh q legal! Meu email é niltoncoliveira@bol.com.br

      Excluir
  22. Olá Andreia, tudo bem.

    Eu gostaria de saber um pouco mais sobre a cidade, se puder entrar em contato comigo, ficarei muito agradecido.

    Wesley Cristiano
    e-mail: b.b.wesley@hotmaail.com

    ResponderExcluir