terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visto: primeiros passos

A primeira coisa a se fazer quando chegar em Cork - ou outra cidade da Irlanda - é abrir a conta no banco. A escola vai dar uma carta e indicar qual banco ir (no caso foi Bank of Ireland).

Vou relatar os passos da minha cunhada:

Chegando no banco solicitamos a abertura de uma conta para estudante (onde não incide taxas). A atendente a fez preencher uns papéis e assina-los. O depósito feito foi o mínimo, que são 10 euros, para não correr o risco de alguém extraviar as cartas.

Esperamos 1 semana para receber a senha por correio o que não ocorreu. Voltamos no banco, com outra atendente, e solicitou que preenchesse e assinasse outro papel assim como solicitar o tipo do cartão. Por falha da primeira atendente - a que abriu a conta - esse processo não foi realizado naquele momento, fazendo-nos perder um tempo valioso.

Após isso levou aproximadamente 2 semanas para ela receber as cartas, primeiro da senha e depois do cartão.

Voltando ao banco agora para depositar os 3.000 euros. Ao solicitar o statement a atendente informou que novas contas precisavam de 4 movimentações para receber o extrato por correio.
Questionamos muito e até um grupo de brasileiros, que estavam coincidentemente lá, falou que isso não foi solicitado à eles. Mas como a atendente insistiu nisso decidimos fazer mais 2 transações para completar (depósito em seguida saque). Voltamos para a atendente a qual conferiu as 4 transações e então foi até o computador para solicitar o statement.
Em 4 dias chegou o extrato !


Moral da história: 
1) confira se ao abrir a conta a atendente te pergunta qual o tipo de cartão você quer, se ela não fizer isso, questione! 
2) não dê sorte ao azar, deposite o dinheiro após receber a senha e o cartão
3) no mesmo dia que depositar os 3000 solicite o statement

4 comentários:

  1. Oi Andreia tudo bem? Nossa você está de parabéns pelo seu blog, está sendo muito útil pra mim como referência. Ano que vem estou indo para Cork em setembro, também vou pela Vision e vou estudar na CEC. Se você pudesse dar mais algumas informações sobre a escola seria ótimo. bjs e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  2. B.O obrigada!! A minha intenção quando comecei a fazer o blog era justamente compartilhar informações sobre a cidade e a escola. É muito fácil encontrar na internet informações sobre Dublin mas sobre Cork não.

    Eu abri recentemente um post sobre a escola, você pode conferir aqui:

    http://intercambioemcork.blogspot.com/2011/12/cec-algumas-opinioes-20-dias-depois.html

    ResponderExcluir
  3. Andreia, me tire outra dúvida

    No caso como vou com minha esposa, nós dois vamos estudar, ou seja, nós dois precisamos do visto e, consequentemente, de conta. Cada um precisa depositar 3000 euros? temos que ter 6000 euros só pra isso? :(
    O que você me recomenda fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, eu vou ficar te devendo uma resposta melhor sobre isso porque na época em que eu fui, as regras eram de um jeito e fiquei sabendo que foram modificadas. Te indico que procure a comunidade www.e-dublin.com.br pois lá há informações mais atualizadas.

      Em teoria sim, você tem que ter 3mil e sua esposa 3mil (total 6mil). O que eu via algumas pessoas fazendo era: o casal levava só 3 mil. Ai você tem um tempo pra abrir a conta (eram 2 meses), então 1 ia abrir a conta, depositava 3 mil e apresentava na imigração. Depois do OK, o outro fazia o mesmo, só que transferia o dinheiro de um para o outro.

      Isso é arriscado e não indico, ok? Primeiro pq vc corre o risco de levar mais tempo pra obter o visto e o outro pode perder o prazo. Além do que, 3 mil é um valor justo para se manter 1 pessoa em 1 ano. Imagina dividir esse valor para 2?!

      Excluir