quinta-feira, 17 de maio de 2012

CEC: 6 meses depois

Infelizmente tenho que dizer que estou decepcionada com a escola. Muitos professores são bons e tem uma didática excelente, a escola é reconhecida e pode aplicar certificações do Cambridge. O problema é mais entre a coordenação e os donos.

Existem coisas estranhas que ninguém sabe explicar, por exemplo o mix de nacionalidades, quantidade de alunos por sala e as mudanças de nível.

Outra coisa, a escola está crescendo muito, muitos alunos estão indo estudar lá e consequentemente estão ficando sem estrutura para comportar. Eles tem um prédio BEM velho próximo e colocaram algumas turmas lá. Eu fiquei algumas semanas e odiei! A lousa é minuscula, os aquecedores as vezes não funcionam, não tem recepção, você tem que esperar alguém abrir a porta de manhã para entrar (esperar no frio/chuva) e nao tem wi-fi.

Também não consigo aceitar o fato de não ter bebedouros, cestos de lixo na sala e que a limpeza das salas são feitas semanalmente/quinzenalmente (ou seja, salas sujas).

A CEC é uma das escolas caras, 1000 euros à menos que a tão falada e idolatrada por muitos: a EMERALD (Dublin). Não acredito que eu criei muita expectativa e por isso estou decepcionada, porque o que eu não gostei são coisas básicas, coisas que encontraríamos no FISK (escola barata)!

Meu inglês evoluiu, não vou mentir. Ter feito o curso de FCE ajudou e muito! Mas ainda sinto esse descontentamento...
Se eu fosse continuar em Cork ou comprar outro curso, eu não faria na CEC. Existem várias escolas pela cidade as quais eu poderia tentar.

Até acredito que minha reclamação de limpeza seja um problema na verdade cultural da Irlanda, vejo pela cidade que é raro ver lixeiros. Há poucos cestos de lixo sem ser nas ruas principais. Como resultado, a cidade não é tão limpa.
Mas cada experiência, ponto de vista, opinião é única e pessoal. Se alguém me perguntasse se eu indicaria a CEC, eu diria: indico que você pesquise outras opções, que não existe só a CEC.

  
Obs.: No site da Vision Intercambio eles dizem:

"As turmas são pequenas e mistas. A coordenação esforça-se ao máximo para que as turmas, sempre que possível, não tenham mais do que dois alunos de uma mesma nacionalidade estudando juntos. Cada classe possui 8 alunos, no máximo, o que garante um acompanhamento personalizado pelos professores."

- As turmas não são pequenas, 10 alunos (às vezes 11) é um número alto.
- Não concordo que a coordenação se esforça, tenho a nítida impressão que eles não sabem fazer contas. Fazem turma de 10 alunos numa sala e 6 em outra, ambas do mesmo nível. 
- Não, 8 NÃO é o máximo. A maioria das salas tem 10 carteiras e quase sempre estão completas.

11 comentários:

  1. Olá Andréia, tudo bem?
    Confesso que depois de ler este seu post fiquei meio preocupado, em relação a CEC. Ainda mais agora que o meu curso está se aproximando em setembro estarei chegando aí em Cork =D

    ResponderExcluir
  2. B.O, fica tranquilo rapaz. Voce jah fechou o seu pacote entao o negocio é relaxar e se preocupar com outras coisas.
    Como eu disse, foi uma opinião pessoal, baseado no que eu passei.
    O que eu fiquei desapontada mais é com a administração da escola e com a coordenadora. Talvez porque brasileiro reclama muito... ou talvez porque eu sou muito exigente, principalmente pagando caro.

    No geral, a escola não é ruim. A maioria dos professores são excelentes e nativos (irlandeses, britanicos e americanos).
    Para te aliviar um pouco, tenho colegas brasileiros (inclusive minha cunhada) que gostam da escola. Mas tenha em mente que nada é perfeito.
    Depois que voce chegar aqui, me conta suas opinioes ta =]

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeiramente parabéns pelo blog, provavelmente estarei chegando em Cork nas primeiras semanas de julho, a Vision me ofereceu duas opções de escola: a CEC e a CEW, sendo que a primeira é mais cara, gostaria de saber se vc conhece essa outra escola? E se vc foi pela vision, o que está achando do serviço prestado pela agência até agora? Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Silvio, eu não conheço muito sobre a CEW. Já passei na frente da escola e me pareceu interessante até. Antes de eu ir pra Cork eu cogitei muito a CEW inclusive conversei com um rapaz que estudava lá. Ele disse que gostava da escola mas que amigos deles diziam que a CEC era um pouco mais puxada. Eu soh nao fui pra CEW pq eles tinham perdido o ACELS, o qual já recuperaram.

    Quanto à agencia, eu vim sim pela Vision. Olha, a agencia foi honesta. Mas nao espere muito de agencia, na hora do aperto tente resolver, em ultimo caso tente acionar a agencia.

    boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  5. E quanto ao sotaque do pessoal da cidade, é mt puxado? a gente que aprende inglês americano aqui no Brasil tem mta dificuldade em entendê-los?

    ResponderExcluir
  6. Silvio, o sotaque de alguns (principalmente mais velhos e/ou os que moram distante do centro) sao mesmo mais dificeis. Mas nos 6 meses que morei la nao tive problemas, quando eu nao entendia, eu pedia pra repetir e a pessoa - gentilmente - repetia.
    Quanto a diferença de inglês, tb nao senti dificuldade. As vezes eu perguntava onde era o "elevator" e eles sabiam que eu queria dizer "lift". Acredito que por eles terem muita influencia de programas americanos, eles conhecem.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andreia, tudo bem? Gostei muito do blog e queria mais informações sobre as escolas... Gostaria de entrar em contato contigo e se souber de alguém estudando na CEC que poderia falar um pouco mais, eu agradeceria (procurei no facebook e ninguém deu opinião sobre ela! haha)... obrigadão! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephany, tudo bem e com voce?? Se quiser pode enviar um email para mim: andreiaspsts@yahoo.com.br

      abraço!

      Excluir
  8. Conhece algo sobre a Griffith? Duas agências já me ofereceram lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço. Quando eu procurava escolas, só ofereciam 2: CEC e a CEW. Hoje em dia Cork ficou um destino mais conhecido e consequentemente, mais escolas e agencias apareceram.

      A localização está OK, é perto do centro.
      O mais importante é que a escola tem o selo Acels, que é uma segurança a mais:
      http://acels.ie/Search.aspx?location=Cork

      Indico olhar o grupo do E-Dublin pois sei que lá há algumas informações de escolas em Cork

      Excluir
  9. Oi Andreia
    Tudo bem?

    Na parte que você fala sobre a quantidade de alunos nas salas. Eles estão superlotando as salas? Pode informar qual a quantidade média de alunos? Obrigada.

    ResponderExcluir