sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conhecendo a Irlanda: Dingle

Acredito que poucas  pessoas teriam interesse em conhecer Dingle mas quem assistiu o filme Leap Year com certeza saberá o que esperar ver.
Na verdade Dingle Peninsula é um pouco parecido pelo que vejo falar dos Cliffs of Moher (o qual ainda não visitei) em quesito paisagem.

Primeiro de tudo, decidimos ir por um ônibus de turismo que ficaria mais barato que passar 2 dias lá. Por indicação de uma amiga utilizamos o serviço da Easy Tours Cork. Fiquei um pouco apreensiva pois não conheciamos o serviço dessa empresa (nem a nossa amiga) e além de ser um pouco difícil pagar pela internet (só encontrei opção através do Pay Pal, usando cartão de crédito). Como felizmente havia a opção de pagar na hora para o motorista, foi o que decidimos fazer.
O tour a partir de Cork saiu por € 28 com desconto de estudante (o motorista nem pediu a carteirinha) e opera somente de domingo e quinta-feira. Escolhemos ir no domingo que, para nossa imensa alegria, estava bem ensolarado.

O ônibus parte na frente do Tourist Office (perto do ponto de ônibus, tem uma plaquinha da empresa sinalizando) às 09:30.

Atenção, eu indico que sente do lado esquerdo do ônibus (oposto do motorista) pois você conseguirá ver toda a costa pela janela. Quem sentou do lado direito foi azarado e não conseguiu ver muita coisa - o que já faz parte do pacote. Eu por sorte sentei do lado esquerdo.
No começo até tem umas paisagens bonitas do lado direito mas quando passa pela costa (Slea Head) você vai se arrepender por cada centavo pago se sentar do lado direito.

Primeira parada foi na praia Inch Beach que venta HORRORES, eu nunca vi uma tempestade de areia mas senti que lá era muito próximo a uma. Tínhamos que andar de costas por causa do vento e da areia que vinha. Mas a praia é linda, até o efeito da areia deslizando pelo vento é uma beleza à parte.
Não me lembro exatamente quanto tempo nos foi dado, mas deduzo 20 minutos.

Depois paramos num recuo perto da costa, onde o pessoal estaciona justamente para tirar fotos. O lugar é lindo, de tirar o folego.
Em seguida paramos em Blasket Centre, uma área que havia um tipo de museu, loja de lembrancinhas e um restaurante. Tomamos um delicioso chocolate quente com creme - acompanhado de biscoitinho e um doce tipo maria-mole - por 2,90.
Por final, não menos importante, paramos por aproximadamente 2 horas e meia em Dingle. Eu imaginava uma cidade minúscula e bem deserta. Não foi o que encontrei. Provavelmente por justamente ser ponto turístico seja (relativamente) grande e com uma estrutura interessante.
E ventava que não dava nem para ficar perto da costa por medo de ser empurrada para a água com a força do vento!

Na volta ainda foi possível ver umas paisagens bonitas, muitas montanhas o trajeto todo. Ovelhas nem se fala...
Valeu muito a pena e recomendo. O dia estava perfeito, sem chuva e com sol. A única coisa que posso reclamar é que o ônibus não faz tantas paradas como gostaríamos que fizesse. Vimos muitos recuos disponíveis e é muito melhor para quem aluga carro e tem a possibilidade de fazer esse passeio por conta própria.


Segue algumas fotos:

Macroom Castle













Dingle

Dingle

Dingle
Dingle







4 comentários:

  1. Oi Andreia, meu nome é Luciana (to usando a conta de um amigo pq eu nao tenho gmail) e eu gostaria mto que vc pudesse me dar umas informações sobre Cork, está complicado de achar pessoas que tenham estudado nessa cidade por isso seu blog me chamou atenção. Pretendo fazer interambio de um mês na Irlanda em julho e estou em duvidas entre cidades, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, tudo bem?
    no que eu puder ajudar é só perguntar

    ResponderExcluir
  3. Andreia, e o golfinho deu as caras? Quando fui ele apenas deu uns pulinhos, só consegui fotografar as nadadeiras! Uma amiga disse que quando ela foi ele estava todo saltintante, fazendo acrobacias e tudo o mais.
    Mas o lugar é muito bonito mesmo. Para quem está em Dublin eu recomendo ir com a Smart Tours, eles fazem uma viagem de 2 dias e o preço já inclui o albergue (que é bem organizado e fica no centro de Killarney), é bem mais caro que esse pacote, custa 80 euros. O passeio inclui Dingle Peninsula e Ring of Kerry.
    Ah, uns detalhes, no site diz que para em Adare, onde tem um castelo muito bonito de acordo com as fotos, até para, mas é por tão pouco tempo que não dá pra ver nada. Além disso, o passeio de barco não está incluído no pacote.
    O site é http://www.smarttour.ie/king-of-kerry.html e eles são brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. opa Debora tudo bem??

    eu nao paguei o passeio de barco o qual dava a chance de ver o golfinho. Nao quis arriscar =/ mas acredito que deve ter uma epoca do ano em que ele tah mais exibicionista rsss

    Obrigada pelas dicas aqui ;)

    t++

    ResponderExcluir