quarta-feira, 2 de maio de 2012

Conhecendo a Irlanda: Blarney

Desde que eu estava no Brasil ouço muita gente falando da tal pedra que quem beijar conquistará o poder da fluencia.
A pedra fica mais precisamente no Blarney Castle, que fica no vilarejo chamado Blarney, dentro de Cork.

A CEC vive oferecendo esse passeio pelo custo de € 16. Eu nunca fui pela escola pelo simples fato de que indo por conta própria eu teria mais liberdade e tempo para visitar o lugar, além de ficar somente 0,50 mais caro que pela escola (diferença pequena).
Demorei para visitar Blarney porque disseram que o jardim só abria no verão (depois de abril) e foi o que eu fiz.

Domingo foi o dia escolhido. Não estava bonito mas aqui não tem como esperar um dia bom pra fazer algo, porque nunca sabemos quanto tempo isso demorará!
Chegamos no terminal na Buseireann e compramos o ticket na máquina (não teve jeito já que os guichês estavam fechados) mas por sorte deu tudo certo. Bilhete ida e volta custou € 6,50.

Esperamos o horário do ônibus, que saiu da plataforma 8. Haviam várias turistas dentro que iam para o mesmo destino.
O trajeto foi rápido, por volta de 20 minutos. E não precisamos nos preocupar com qual ponto descer pois o motorista falou bem alto "Blarney Castle" e todo o ônibus desceu.
Saindo do ônibus vire à direita e siga reto até a esquina. Depois vire à esquerda e siga reto até o final da rua. Depois é só virar a direita que estará de frente para a entrada. Não espere ver o castelo logo na frente pois na verdade ele fica lá no meio e o lugar é bem grande.
O ticket para entrar custou € 10,00 para estudante, a mulher nem se quer verificou a nossa carteirinha, mas é sempre bom levar.
Não paga mais nada lá dentro, o ticket vale pra tudo (até onde eu vi).

O lugar é realmente bem grande, e me impressionou. Muita gente falava que era um dos castelos mais bonitos que já tinham visto mas aí eu acho que exageraram. O lugar como um todo é muito bonito mas o castelo...é um castelo "como qualquer outro".
Quando chegamos perto da entrada do castelo ouvimos uns gritos de mulher bem lá em cima, quando olhamos vimos aonde o pessoal beija a pedra. É bem assustador olhar de baixo pra cima (e de cima pra baixo também) porque é bem alto. Subimos pelo castelo dando voltas (pela foto é possível ver onde) bem vertiginosas. Juro que quando cheguei lá em cima senti bastante medo pois ventava bastante, tinha vãos para lá embaixo e também haviam passagens estreitas. Mas compensa pois a vista é bem bonita.

Eu não beijei a pedra!!! Desculpem mas esse não era meu propósito e nunca foi.
Tem um senhor que te segura enquanto você beija a pedra e um outro que tira a foto, a qual é cobrada por - ABSURDAMENTE - € 10,00. Eu tirei foto da minha cunhada beijando e da prima dela, ninguém reclamou até mesmo porque eu só soube que tinha esse serviço quando estava saindo e vi uma pessoa tirando foto.

Depois disso fomos andar em volta do Lago o qual não havia praticamente ninguém perto. Acredito que a maioria das pessoas não querem caminhar até lá, o que leva em torno de 15 ~ 20 minutos para chegar. Não é nada espetacular mas é interessante ver além de passar pela "floresta".
Tentamos visitar tudo que era possível para valer os € 10 que pagamos! E valeu muito a pena ter ido à Blarney.

O ônibus de retorno é na mesma rua que parou na ida, mas do lado oposto.

Seguem algumas fotos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário