domingo, 15 de julho de 2012

Férias, destino: Londres - parte 2 (final)

O vôo foi tranquilo, assim que chegamos fomos procurar o balcão da EasyBus. O ticket ida e volta ficou por volta de £32 cada.

Assim que chegamos perto da van da EasyBus percebemos que há uma desorganização. Muita gente tentando entrar e sem uma fila para organizar. Horário marcado? praticamente não é respeitado! Após quase 1 hora esperando uma van e um lugar para entrar, embarcamos. O trânsito estava complicado a certo ponto, afinal, era dia e sabíamos que Londres é bem engarrafada.

Levamos por volta de 1:30 até chegar no destino final. Tivemos um contra-tempo terrível ao caminhar até o hotel: uma rodinha da mala quebrou. Aliás quero relatar aqui que um senhor londrino parou e tentou de todas as formas nos ajudar, inclusive ele queria trazer um carrinho para que pudéssemos levar a mala. Mas preferimos não abusar da boa vontade dele e demos um jeito.

Chegando no hotel arrumamos nossas coisas e fomos tratar de comprar as coisas básicas: água e petiscos para o dia-dia. Encontramos uma Mark & Spencer no caminho e nos reabastecemos. Boa coisa que encontramos nesse mercadinho: talheres de plástico de graça. Foram muuuuuuito úteis em todas as nossas viagens seguintes.
Ah! Os TESCO que encontramos deixaram muito a desejar! Um perto do Big Ben estava lotado e só tinha água sem gelo.


Metrô:
O metrô de Londres assusta... é MUITO grande e tem muitas estações. No primeiro dia custamos a entender o funcionamento dele. Mas a primeira coisa que precisamos definir foi o tipo do bilhete: Oyster "Pay as you Go" ou "TravelCard".

No nosso caso valia mais a pena o "7 day TravelCard" pois com ele podíamos usar o metrô 7 dias à vontade, independente da hora. Mas é preciso pensar antes de comprar, o "Pay as you Go" você coloca um valor e cada vez que passa na catraca é descontado, igual ao Bilhete Unico de São Paulo. Compensa para quem vai ficar poucos dias. Utilizem o site Transport for London que vai esclarecer muito !
Na estação Earl's Court não tinha o TravelCard em papel por isso tivemos que comprar com o Oyster, o que significou £5 a mais pelo cartão (retornável caso você o devolva). Totalizou £34,20 para as zonas 1 e 2.
Aconteceu umas 3 vezes do bilhete não passar, cheguei a levar até uma catracada na cara!

O metrô é gigante, chega a levar 5 minutos caminhando embaixo dele até chegar à outra plataforma para fazer a baldeação. Sério, sem exagero. Aquilo é um labirinto!
Um dia anunciaram que uma estação estava com problema e, eu que estava com o mapa do metrô na mão, uma moça me pediu emprestado para ver qual a rota que ela devia fazer para desviar. Ou seja, até os moradores precisam do mapa para ajudar.

E quem reclama do metrô de São Paulo vai se assustar o quão diferente as nossas estações são das da Europa. De Londres é velho (ok, tem estações mais novinhas), sujo com inúmeros jornais (com quase 100 páginas) espalhados por todos os lados e bancos já meio encardidos e balança.
E nunca sairá da sua cabeça: MIND THE GAP (please)!


Onde comer:
Gente, sou a pior pessoa para indicar onde comer! Nós só comemos no Mc Donald's e nem precisa explicar o porque! Mas quem tiver mais disponibilidade (leia-se "dinheiro") pode se aventurar em alguns restaurantes, lá tem muitos!


Passeios de graça:

  • Changing the Guard (troca de guarda da rainha): chegue cedo, por volta das 9:30. Isso vai te garantir um lugarzinho no portão. Bem bacana ver e chega até ser engraçado (não vou contar para não estragar)..
  • National Gallery: para quem gosta de quadros é bem interessante, o que não é o meu caso, mas de qualquer forma vale a pena dar uma entrada para conhecer se você não estiver com tempo curto.
  • Imperial War Museum: sinceramente eu não gostei, achei ele bem pequeno. Tem aviões e tanques de guerra além de material sobre o nazismo.
  • Greenwitch Park: uma forma de chegar até esse parque é pelo barquinho que navega pelo Tâmisa. Mas uma outra forma, de pobres e pão-duros que nem eu, é usar o metrô. Você tem que usar o metrô e o trem mas está incluso dentro do TravelCard. Descemos na estação Cutty Sark.O parque em si é de graça e nele tem o Royal Observatory, famoso por ter a linha de Greenwich que divide o mundo em Ocidente e Oriente. Para entrar tem que pagar £5 mas não sei se é interessante pois não pagamos para ver.
  • M&M World: Parece incrível mas fica várias pessoas esperando a loja abrir! Mas é uma atração, claro que cara para quem vai comprar algo, mas vale a pena passar por lá e tirar várias fotos.
  • Abbey Road: Foi bem engraçado chegar nessa rua pois quando descemos a rua e saiu de frente com a famosa travessia dos Beatles, não tinha NINGUÉM tirando foto. Começamos a nos questionar se era ali mesmo mas a Abbey House em frente não tinha como deixar negar. Difícil mesmo foi conseguir tirar a foto porque a rua é movimentada, não tem farol e são várias ruas que dão entrada.

  • Parques (Mile End Park, Kensington Gardens, Regent's Park, Saint Jame's Park, Hyde Park, Victoria Gardens, Queen mary’s Garden): dá para perceber que jardim e parque é o que não faltam em Londres, mas esteja preparado fisicamente para visitá-los porque cansam e muito!
    O mais adorável é poder ver tantos esquilos por lá, realmente são lindos e dá vontade de levá-los para casa.Atenção, em alguns parques tem cadeiras, de madeira e reclináveis, para sentar MAS você será cobrando por isso. Lembro estar sentada em um no Jardim da Rainha e vi um rapaz passando com uma maquininha de cartão e cobrando uma moça perto de nós. Achamos estranhos porque até então não sabíamos disso... mas quando entendemos, saímos de lá rapidinho antes que ele viesse até nós!



Mas há muitas coisas para se ver em Londres, 7 dias foi suficiente para conhecer bastante mas ainda assim deixar gostinho de quero mais, de voltar e ver outras coisas e também ver o já visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário