terça-feira, 24 de julho de 2012

Férias, destino: Praga - parte 2 (final)

Passado o perrengue do hotel, ficamos livres para desfrutar a cidade. Bom, vou ser sincera... não gostamos de Praga.

Vamos do começo... a cidade é velha (ok, isso já esperávamos) mas não tem o que se ver. Basicamente é: um castelo, uma ponte, um relógio e uma igreja.
Antes que algum tcheco disfarçado de brasileiro venha brigar comigo, tenho que lembrar que essa é a opinião de 3 pessoas apenas. Conheço pessoas que disseram que amaram Praga e outras que disseram "não espere muito". Então isso varia de pessoa para pessoa... eu não voltaria lá sem um excelente motivo.


Metrô:
Não há como se perder com 3 linhas, não é? Super simples! Mas o mais engraçado é que não tem catracas para entrar e nem pessoas para fiscalizar... você entra com ou sem bilhete. E vimos muitas pessoas entrando sem validar o bilhete (há uma máquina amarela que você encaixa o bilhete).
A máquina que compra o bilhete assusta um pouco na hora mas é só ler as opções (tem em inglês). Não achamos buraco para notas, apenas para moedas, por isso eu tive que ir até o guichê e comprar. Entenderam em inglês. A passagem que vale 24 horas apenas ida custa 110 kc.
Muitas estações, dentro principalmente, são bem sujas. Sentimos até cheiro de urina!

Onde comer:
Tem TESCO lá e ajudou bastante, também tem um mercado chamado Billa. Mc Donald's é fácil de achar e também entendem inglês.

O que ver:
Bom, como disse antes... não tem muito o que ver. Andamos pelas redondezas do hotel no primeiro dia. Nos dias seguintes visitamos mais o centro da cidade, usando o metrô.

  • Prague Castle: Pegamos o metrô e descemos na estação Malostranská (linha A - verde) e depois é só seguir o fluxo de pessoas.
    O castelo é interessante e chega a ser assustador pois há rostos de bichos em ferro (ou algo parecido) saindo por todos os lados.
  • Charles Bridge: A ponte tem uma paisagem bonita e tem esculturas bem antigas.
  • Tyn Church: igreja que fica na Old Town Square, bem conhecida. Se você estiver disposto e não se importar de caminhar um pouco, dá pra ir à pé do Prague Castle até essa igreja.
  • Astronomical Clock: fica super perto da Old Town Square. Bem interessante e super famoso.
  • Národní muzeum: Perto da estação Muzeum, tem perto uma estátua de cavalo e um jardim. Há vários restaurantes e lojas por perto.

É claro tem outras coisas coisinhas para se ver, mas aí é questão de bater perna.


Taxi:
Liguei para o número que constava no cartão do taxista que viemos. Perguntamos quanto ficaria o preço e a moça nos disse que não passaria de 500 kcz.
Porém quando chegamos no aeroporto, o motorista queria nos cobrar 600! Explicamos o que tinham nos dito na central e então ele aceitou fazer por 500. Ou seja, não foi o combinado e ele ainda quis dar uma de esperto. Fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário