domingo, 29 de janeiro de 2012

A difícil arte da convivência

Quando vim pra Cork fui morar em uma acomodação estudantil arranjada pela escola. Lá cabiam até 7 pessoas. E assim que entramos no quarto havia um folheto explicando as regras do apartamento:

   - There is to be no parties in any apartment
   - There is to be no noise after 11 pm
   - No guest are to be entertained in any students bedroom
   - Here is a no smoking apartment complex
   - Every students must clean his/her own dishes
   - No bicycles are to be kept in the apartment

Os quartos em si eram ótimos mas a área compartilhada (cozinha/sala) era o campo de guerra.

Até então, no primeiro dia, eu não conhecia a fama dos espanhóis...

Logo na primeira semana rolou uma festinha - onde não participamos - que estendeu até de madrugada. Aí pensei.... "nossa, quebraram 2 regras". Mas achava que era uma exceção já que era a festa de despedida da espanhola.
Mas na mesma semana rolou outra festa! E na outra mais uma, duas,... e assim sucessivamente!!

Comecei a quase enlouquecer porque o problema não era só o barulho as 3, 4, 5 da madrugada em dia da semana. Eram também a pilha de louças que ficavam sujas e sem nenhum pra usarmos pra fazer nosso café da manhã no dia seguinte, na bagunça espalhada na mesa, cinzeiro, garrafas de bebidas por todos os lados, gente entrando e saindo a toda hora,...

As vezes eles faziam festinhas na hora do almoço, já aconteceu mais de uma vez de estarmos na cozinha e de repente entravam 15 pessoas fazendo barulho, usando a louça, fogão,... Alias, já teve um dia em que foi impossível entrar na cozinha pra almoçar e tivemos que ir no Centra comer um lanche!

Tem também o problema do cigarro. Três vezes o alarme disparou por causa da fumaça.
A primeira vez eu estava dormindo e acordei com o barulho super alto (cada quarto tem um alarme) achando que meu quarto estava pegando fogo e correndo para pegar documentos, dinheiro, casaco e sair do prédio.

E também na semana antes de 2 deles saírem, eles trouxeram as respectivas namoradas que dormiram com eles a semana toda...

Bom aí vocês podem me questionar:

- Por que não os denunciamos ?
Resposta: Vontade não faltou, nem pra mata-los faltou vontade hahahah! Mas eles estudavam conosco, alguns até na mesma sala. Decidimos aguentar pra não arrumar confusão com pessoas que não sabemos o caráter e o que seriam capazes. Lembrando também que nossa comida ficava na geladeira onde qualquer um poderia fazer algo, uma brincadeira até...

- Por que não mudamos de apartamento ?
Resposta: Foi o que tentamos fazer mas para isso teríamos que pagar 20 € pela limpeza do apartamento. Mais uma vez, não dá pra ficar gastando assim... Como sabíamos que em 2 semanas eles iriam embora preferimos aguentar mais um pouco.

Moral da história: Regras são feitas para não serem quebradas. Quando você quebra uma você estará desrespeitando as demais pessoas. 
A gente sai da nossa casa no Brasil sabendo que vai enfrentar vários obstáculos inclusive a convivência, mas existem limites.

2 comentários:

  1. Bom, comentei em tópico anterior que vou com minha esposa e teremos que encarar uma acomodação assim por duas semanas. Você disse que cabiam 7 pessoas, mas na acomodação ou no quarto? Se for na acomodação, o quarto são para quantas pessoas?
    Desculpe pela perturbação

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, pode perguntar à vontade. Eu criei esse blog justamente com a intenção de ajudar quem fosse para lá.

      Então, essa acomodação que fiquei cabiam 7 pessoas no bloco mas cada um tinha seu quarto (eram suites). A área compartilhada era a cozinha, somente.

      Você tem que verificar qual tipo de acomodação é a sua, pois lá há de vários tipos. Não recomendo que compartilhe quarto com ninguém além da sua esposa.

      Excluir