segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A escolha da agência

Com inúmeras agências de intercâmbio é até difícil escolher. Fui pessoalmente em algumas e outras conversei apenas por e-mail.
Por opinião pessoal eu descartei todas as agências que não tinham escritórios físicos em São Paulo, ou seja, não tinha aonde ir.

Cheguei a visitar as famosas CI e Experimento, mas ambas apresentaram um orçamento muito maior ao que eu estava disposta a pagar. Tive contato por e-mails com a Angusti e fui bem atendida. Mas foi na comunidade do orkut que conheci mais da Intercambio Vision.

No começo eu não botei muita fé por causa do site (opiniao de quem trabalha com desenvolvimento de sistemas)... mas aí vi várias pessoas que tinham ido inclusive a prima da minha cunhada. Também fui à uma palestra deles e percebi que eles eram uma empresa pequena mas atenciosa.
Outro diferencial é que eles tem atendimento em Dublin.

Acabei fechando com eles também pelo preço reduzido do curso, o qual eles mantêm parceria com a escola.

<desabafo>

Estava tudo caminhando bem até quando comecei a precisar da carta da escola para comprar a passagem. Aí comecei a ter que me tornar chata (mais que o costume) ligando e cobrando. Perguntar e esperar por respostas via e-mail é sacrificante pois demoram 1 dia (isso também foi constatado por outras pessoas).

Estou na espera da carta da acomodação e carta definitiva da escola, documentos estes que precisam ser mostrados na imigração. Liguei hoje de manhã para lá para ter um parecer, uma resposta de quando isso iria chegar na agência, já que estou a 2 semanas da data do embarque. Fiquei extremamente decepcionada com o atendimento, a pessoa disse que eu não tinha motivos para ficar nervosa (como assim???) e que eu estava gritando (como assim???).

Eu sei que não existe agência perfeita, aliás nada é perfeito. Mas tudo o que intercambista não quer é problemas com documentações em cima da data de embarque. Já basta mala pra fazer, pendências para zerar, vida no Brasil para acertar...
Só espero neste momento que tudo seja acertado. Estou triste com a agência, acho que na verdade mais com a pessoa que me atendeu. Eu nunca gritei com ninguém, isso não faz parte das minhas características como pessoa.
Mandei um e-mail a um dos donos (um irlandes) para formalizar a situação atual. Eu acho isso muito importante porque conversas por telefone ou pessoalmente podem gerar muitas confusões e mal entedidos e deixar tudo no "papel" até serve como prova.

Se eu recomendo a Vision ? Eu recomendo acima de qualquer coisa que pesquise várias agências! Comunidades, grupos, google, procon, reclameAqui, Cadastur (Ministério do Turismo) para certificar que a agência tem registros necessários e tem atendido bem seus clientes.
E respondendo à minha pergunta... recomendo desde que você tenha tempo suficiente para embarcar, não igual à mim que fechei tudo 1 mês antes de partir.

to be continued...

11 comentários:

  1. Ola boa tarde,
    To começando a conversar com a agência pela qual você esta fazendo o seu intercambio, todavia me preocupei depois que li o seu blog. O fato é que dos orçamentos que fiz o deles é sem dúvidas o melhor (mais barato), que é para a escola -cork english college-, estou sendo atendido pela janayna, e até então só os contatei por email, me pareceu ser muito educada e prestativa, você me recomenda procurar outra empresa?!
    Você vai pra qual escola em Cork?
    Desculpe tantas perguntas! mas pode me passar seu email ou facebook para que possa conversar com você?
    A não me apresentei, me chamo Kléberson e sou de Brasília - esse é o meu email(kleberson@portalmedico.org.br)

    Desde já lhe desejo boa sorte
    abraços...

    ResponderExcluir
  2. Olá Kleberson tudo bem?
    eu estou indo pra CEC (a mesma que voce citou).
    A agencia não é ruim, o diferencial deles é que por serem pequenos eles te dão mais atenção.
    O problema eu acho que é porque eu to muito no pé deles, ligando, indo até lá, cobrando... aí gerou esse desentendimento. Talvez até a pessoa deve ter tido algum problema pessoal e foi rispido comigo no telefone.

    mas eles foram confiaveis, em 1 semana após o fechamento do contrato eu já tinha a carta da escola e o acesso ao e-learning (prova até que a escola recebeu o pagamento)

    mas pesquisar outras agencias sempre é bom, até para pegar dicas sobre a Irlanda


    boa sorte e obrigada por passar aqui ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por me responder!
    vou acompanhar de perto o seu blog, afinal é o mesmo itinerário que farei, entretanto, só vou em abril do ano que vem (2012).
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Andreia, tudo bom?
    Estou planejando meu intercâmbio para setembro/2014 para Cork e, estou conversando com a Vision, pois foi uma escola que uma conhecida havia me indicado. Fui também assistir uma palestra para conhecer a estrutura da agência, a impressão foi boa, mas andei lendo algumas noticias sobre a Vision que me fizeram ficar em dúvida. Ficaria muito grata se você pudesse me passar um pouco da sua opinião sobre esta agência. Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone tudo bem e com voce??

      Eu não sei bem como está a Vision hoje, pelo que percebi eles cresceram muito pois o diferencial é que eles são especializados em intercambios na Irlanda. 99% das pessoas que encontrei lá vieram pela Vision.

      Os problemas que tive com eles foi mais desorganização por parte deles, acredito até justamente por ser uma empresa pequena.

      O que exatamente você ouviu que te deixou preocupada?

      Excluir
    2. Olá Andreia e Simone, tudo bem?

      Estou vendo de ir para Dublin, também com a Vision em Setembro/2014. Estou procurando mais sobre eles pois nunca ouvi falar. Mas, por enquanto, já conversei com eles bastante por email e fui pessoalmente uma vez e foram sempre muito atenciosos. Tenho um amigo que acabou de voltar de Cork e foi com eles e me falou super bem também.

      O que você leu sobre eles Simone?

      Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Camila tudo bem e com voce??

      A Vision não é tão conhecida como as CI, STB,... mas é uma agência confiavel e especializada em intercambios na Irlanda (o dono é um irlandes). Na época que eu fui, 99% dos brasileiros que encontrei por lá, tinham tambem ido pela Vision.

      Mas sempre é bom dar uma pesquisada na agencia porque as coisas podem mudar de uma hora pra outra, dê uma olhada se ainda é uma empresa regulamentada e se há reclamações.

      boa sorte ;)

      Excluir
  5. Olá,
    Estou indo pela Vison para CEW. Gostaria de compartilhar assuntos, pretendo ir em junho/2014.
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta, comente como foi seu contato com a Vision... assim ajudará outros intercambistas, igual à Simone, que está comentando sobre a agência.

      obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Andreia.
    Boa Tarde!!
    Estou querendo ir pra intercambio p/ Cork.
    Escolhi Cork por ser uma cidade peq. e acho q. meu rendimento será melhor.
    Sou totalmente iniciante. Qual sua opinião?
    Entre Cork ou Dublim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa tudo bem?

      a escolha da cidade é bem pessoal, porque cada uma tem o seu jeito. Dublin é mais turistica, muito mais pessoas, mais "badalada" e bagunça. Lá você pode ter mais chance de encontrar emprego e moradia barata.
      Cork é mais tranquila, com muito mais irlandeses. As casas são maiores, dependendo de onde você for morar, nem precisa usar transporte porque a cidade é pequena. As pessoas são mais educadas.

      Eu prefiro Cork, e adorei ter morado lá, não me arrependi.

      Excluir