sexta-feira, 16 de março de 2012

Gastos mensais

Quando eu estava planejando meu intercâmbio, calculei gastar 500 euros por mês em base nos depoimentos dos outros intercambistas.
Como já disse num post anterior, eu esperava gastar bem menos em acomodação aqui em Cork pois era o que tinham me dito na agência. Mas a verdade é diferente, os valores de alugueis aqui em Cork estão bem equivalentes aos de Dublin.

Meus gastos mensais:

 Aluguel (incluso: água, luz, internet) 350.00
 Mercado (incluso: comida, produtos de limpeza/higiene,...) 50.00
 Telefone 10.00
 Total 410.00

Aluguel
Felizmente conseguimos achar uma casa onde já tem tudo incluso e o valor não altera conforme o gasto. Isso evita a chateação de ficar controlando os seus e os gastos dos outros.
Dá para encontrar acomodações mais baratas sim, aí é questão de pesquisas/sorte/tempo.

Mercado
Já me espantei muito com depoimentos de pessoas que gastam 80 até 120 euros por mês. Aqui não é barato comprar carne vermelha então o jeito é optar pelos enlatados (sardinha, atum), hamburguer, frango e, quando tem promoção, empanados de peixe.
Eu acredito que tudo é questão de se adaptar. Concordo que não há nada de mal comprar alguma coisa um pouco mais cara, mas DE VEZ ENQUANDO.
Procurar opções mais baratas e mercados mais baratos. Nem sempre a Tesco tem o melhor preço ou tem tudo que queremos.

Telefone
Consegui reduzir o gasto pela metade, conforme contei neste post.

Transporte
Não utilizo. A cidade é pequena e eu moro no centro então tudo posso fazer a pé.

PUB
Isso é de cada um... eu nunca fui de ir muito em bar no Brasil porque eu não curto beber e nem gente bebada. Aqui é difícil você não ir no pub porque é uma cultura deles, até na festa de final do ano da escola foi no pub. Então eu apenas não consumo nada ou quando consumo é 1 vez por mês ou no máximo 2. Uma bebida que custe 3 euros já equivale a metade das compras do mercado da semana.
Como disse, isso é de cada um.


Eu sei que as vezes minhas contas podem parecer exageradas mas eu enxergo isso aqui como uma situação temporária. Eu não vou morar aqui pra sempre e também não vou morrer se não comer carne, feijão, pão de queijo,... E o mais importante é que não estou passando fome nem nenhum tipo de necessidade.
É uma vida simples, porém digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário